Anterior                                                         índice                                                         Próximo

APRESENTAÇÃO DA FARMÁCIA HOMEOPÁTICA

       A Farmácia tem como fundamento a Medicina como razão de existir. Na Mitologia grega aparece como filha de Asclépio, Deus da Medicina, e tendo com irmã Higéia (higiene, saúde),

RECEPÇÃO: É o local onde chega o paciente em busca dos meios para tornar possível o seu tratamento. Isto significa que se tratando de Homeopatia, este é um local que deve estar de acordo com os princípios da Doutrina, isto é, não expor a venda nenhum produto que interferir no tratamento, como pomadas (§282 N.T.) perfumes, chás, ou quaisquer outras substâncias medicamentosas, estimulando o indivíduo a usá-las por conta própria, ou seja, sem a orientação do seu médico.

RECEPCIONISTA: É preciso que seja uma pessoa homeopatizada para que possa orientar os pacientes de forma a não intervir no tratamento do médico homeopata.

ESPAÇO FÍSICO INTERNO:                                                      Deve-se se certificar de qual o espaço mínimo e repartições exigidas pela Lei vigente que muda constantemente de acordo com os interesses econômicos e políticos do grupo que estiver no poder no determinado momento.

  Atualmente são necessários que uma farmácia desta natureza contenha no mínimo: Recepção, Dispensário, Laboratório, Salas de Higienização de material e pessoal, Sala de paramentação, banheiro masculino e feminino, vestiários, Biblioteca e Escritório sendo estes espaços independentes.      

ILUMINAÇÃO: Evitar meios que emitam raios ultra e infravermelhoos, como a luz do sol, lâmpada fluorescente etc. é preferível usar luz indireta do sol e lâmpadas incandescentes, com distância adequada dos medicamentos devido ao calor e a emissão de ondas eletromagnéticas.

 VENTILAÇÃO: - de preferência natural.

DISPOSIÇÃO E ACONDICIONAMENTO DAS MATRIZES:                                                                     As Matrizes feitas em álcool devem ser dispostas em ambiente arejado, uma vez que, pelo fato do álcool ser volátio, se elas estiverem dispostas em um lugar fechado haverá contaminação cruzada. A forma de acondicionamento deve ser em vidros incolores, já que o vidro âmbar possui pigmentação (óxido de ferro), que pode ceder na solução interferindo no processo de dinamização, assim também devem ser tampadas com cortiça, já que a tampa de plástico cede polietileno na solução, lembrando que na época das experimentações não havia plástico.