top of page

Farmácia Homeopática Bento Mure

R. Dr. Olavo Egídio, 379 - Tel. (11) 2977-9005

Formas Farmacêuticas

MEDICAMENTOS NA FORMA SÓLIDA

GLÓBULOS: São preparações de sacarose (esferas), usado como veículos para o medicamento.   A Impregnação (contaminação)  dos glóbulos na Farmácia Homeopática pode ser feita por dois processos.

 

  • IMPREGNAÇÃO PROPRIAMENTE DITA: Faz-se uma impregnação na proporção de 1% (v/p), partindo-se da matriz (álcool: 70%). Esse processo deve ser feito em "ambiente fechado", no próprio frasco onde o medicamento será dispensado.

  • EMBEBIÇÃO: Colocam-se a quantidade desejada de glóbulos em um frasco de boca larga e acrescente o medicamento em que sua solução hidroalcoólica seja a 70%, até que se note que a solução medicamentosa tenha passado pelos glóbulos e atingido o fundo do frasco. Esse processo é perigoso de se fazer em farmácia, devido seu alto risco de contaminação, e a demora em seu preparo. Hahnemann usava esse método por não Ter necessidade de produzir grande quantidade de medicamentos ("Os Medicamentos" - Doenças Crônicas, 2ª ed. vol. I -). 

Pós: um glóbulo do medicamento é esmagado em 500mg de lactose.
MEDICAMENTOS NA FORMA LÍQUIDA

GOTAS:

a) Dilui-se um ou mais glóbulos do medicamento na solução em álcool a ser dispensada.             b) toma-se um frasco cheio com uma solução inerte hidroalcóolica, (caso não venha especificado a graduação, o medicamento será aviado a 20ºGl.), em seguida pega-se no estoque o medicamento desejado (matriz) e faz-se uma diluição a 1% (v/v).

       

SOLUÇÕES: São Preparados onde se faz combinações entre: medicamento, álcool e água destilada.  Ex. X/XXX/15, V/X/5, X/15, onde o 1º número em algarismo romano representa o n º do medicamento em gotas, o segundo n.° do álcool absoluto também em gotas, e o numeral arábico representa sempre a quantidade de água em ml. (Doenças Crônicas, nota 130. 2ª Ed. 1835 - Hahnemann).

        

PLUS: Solução preparada com dois glóbulos em meio copo de água, a fim de ser administrada em casos onde exige uma repetição de doses a intervalos curtos.(Prefácio ao vol. III das Doenças Crônicas - 1837).

QUANTO A VALIDADE

GLÓBULOS E LÍQUIDOS: Desde que guardados ao abrigo da luz, calor,  umidade, protegidos de cheiros fortes, como perfumes etc., os glóbulos assim como os líquidos preparados com álcool superior a 30% têm uma validade indeterminada.

 

SOLUÇÕES A 5% DE ÁLCOOL: Válido por 3 meses.                                                

 

SOLUÇÕES A 20% DE ÁLCOOL: Válido por 1 ano.                                                      

 

SOLUÇÕES EM ÁGUA DESTILADA: 2 dias

ARMAZENAMENTO
(Estocagem de medicamento homeopático)

  O local para estocar o medicamento deve ser bem ventilado, arejado, claro, mas não deixando a luz incidir diretamente nos frascos de medicamento. 

     

  A iluminação nas dependências da farmácia pode ser feita com luz natural (solar) ou artificial, no caso de iluminação artificial deve-se obrigatoriamente usar luz incandescente, o uso das luzes fluorescentes e de mercúrio não são aconselháveis, pois, as mesmas liberam ânions e partículas de mercúrio, assim como radiações infravermelhas e ultra violeta, prejudicando assim, as pessoas que trabalham nesses ambientes, bem como incidindo diretamente nos medicamentos estocados.

    

  Os frascos de medicamentos não devem ser guardados em gavetas, facilitando assim a contaminação muito propícia em ambiente fechado.

bottom of page